Farsa de Inês Pereira

Farsa de Inês Pereira
Autor (a) : Gil Vicente
Ilustrações : Lélis
Adaptação : Cecilia Reggiani Lopes

R$ 42,00

Tema(s) principal(is): Sociedade, oportunismo, interesse, casamento, mulher.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte.
Listar os valores da sociedade da época presentes no texto; Dramatizar alguns trechos da peça; Elaborar uma reportagem para a divulgação da peça; Simular uma entrevista com Inês Pereira; Pesquisar sobre o humanismo; Listar os tipos humanos da sociedade contemporânea.

Sinopse

Farsa de Inês Pereira, considerada a peça mais divertida de Gil Vicente, foi apresentada pela primeira vez ao rei D. João III em 1523, no Convento de Tomar. Acusado de plagiar o dramaturgo espanhol Juan del Encina, pediu àqueles que o acusavam um tema para que pudesse provar sua capacidade criadora. Recebeu como desafio o ditado popular: Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube.
A temática ? o desejo de ascensão da pequena burguesia ? está ligada à realidade vivida pela sociedade portuguesa da época. As personagens ? tipos sociais ? agem de acordo com seus interesses. Queres casar por prazer/ no tempo de agora Inês? Antes casa, em que te pés,/ que não é tempo de escolher.
Nesta publicação, adaptada por Cecilia R. Lopes e ilustrada por Lélis, o jovem leitor conhecerá o texto do criador do teatro português e sua riquíssima galeria de tipos humanos que, de uma certa forma, circulam na sociedade contemporânea.
Ficha Técnica

Coleção: Teatro Jovem
Edição: 1ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
80 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 130 gramas
ISBN: 978-85-260-0930-1
Código de Barras: 9788526009301