Melhores Contos António de Alcântara Machado

Melhores Contos António de Alcântara Machado
Ficha Técnica

Editora: GLOBAL
Coleção: Melhores Contos
Edição: 1ª edição
Formato: 13,5 x 18,0 cm
160 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 160 gramas
ISBN: 978-85-260-2282-9
Código de Barras: 9788526022829

Leia trecho da obra

Sinopse

O nome de Alcântara Machado remete quase que de maneira direta ao seu livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda, publicado pela primeira vez em 1927. Esta seleção, em pocket, cuidadosamente feita por Marcos Antonio de Moraes, professor do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e profundo estudioso do movimento literário modernista, enriquece tal visão ao reunir, além dos já consagrados, contos do autor que até a publicação dessa antologia eram bem pouco conhecidos.

A linguagem dos contos de Alcântara Machado traz um frescor e uma inovação que se revelariam típicos do movimento modernista iniciado em 1922. Fruto de sua atividade jornalística em diários paulistanos, o autor lança mão de forma ousada de cartazes de rua, notícias, anúncios de jornal, letras de música e até de dizeres ouvidos das torcidas de futebol para recompor com sua renovada prosa a vida do dia a dia da São Paulo que se abriria para a entrada de uma enorme massa de imigrantes estrangeiros.

Procurando dirigir seu olhar sobre o “ítalo-paulista”, o autor explora toda a complexidade da alma daqueles homens e mulheres que, ao adotarem uma pátria nova, acabariam modificando a nova paisagem urbana, com seus costumes e sua língua.

R$ 45,00

Comprar esse livro